Nove tendências digitais que vão marcar 2013

7 Jan

Prevê-se que em 2013 as empresas vão reforçar a sua presença nas redes sociais e o investimento no relacionamento online. Com o mundo digital em constante transformação, a E.Life, empresa pioneira em monitorização das redes sociais, anuncia as tendências do digital para o próximo ano. Depois de as grandes marcas terem percebido o poder das redes sociais como forma de conhecer as opiniões espontâneas do público e estreitar relações com o consumidor final, é a vez das pequenas e médias empresas aproveitarem os recursos que estas redes oferecem.

Neste seguimento, a E.Life aponta as tendências digitais para 2013. Estas previsões, de acordo com Alessandro Barbosa Lima, CEO do Grupo E.Life “foram baseadas em estudos e observações empíricas sobre as principais redes sociais”.

1. PMEs vão investir mais em redes sociais

De acordo com uma pesquisa da Deloitte, 51% das PMEs investem nas redes sociais para aumentar o volume de negócios. A tendência para investir mais nos negócios online e nas redes sociais para chegar ao consumidor final vai continuar em 2013.

2. Das métricas aos KPIs – Redes Sociais sobem na escala de prioridades das empresas

Melhorar os negócios de uma empresa através das redes sociais é agora mais claro. Os dados recolhidos nas redes sociais sobre os hábitos dos consumidores provaram ser uma mais-valia para os negócios de qualquer empresa. Se já em 2012, várias marcas relançaram produtos, mudaram embalagens ou investiram em serviços a partir de insights obtidos em redes sociais, em 2013 os resultados serão ainda mais flagrantes com impactos profundos no marketing e planeamento estratégico das empresas

3. Big Data

A explosão de informação na Internet, em particular nas redes sociais, permite perceber que vai ser preciso lidar com um volume exponencial de dados em 2013. As redes sociais vão ser obrigatórias no marketing digital. Serão essenciais novas infraestruturas, maior largura de banda, bancos de dados e algoritmos.

4. Social TV para cobertura de conteúdos televisivos

O hábito de ver televisão enquanto se utiliza a internet já está enraizado e o crescimento é exponencial. Cada vez mais pessoas comentam o que estão a ver. O que se prevê para 2013 é que as plataformas de Social TV sejam uma ferramenta essencial à curadoria de conteúdos e que forneçam mapas acerca de conteúdos televisivos que podem ser convertidos em apps que vão guiar o telespectador na programação a seguir. Também se prevê que as empresas apostem mais no uso das hashtags para criaram uma maior ligação com os consumidores.

5. Mobile

Dispositivos móveis como smartphones e tablets permitem cada vez mais o acesso a redes sociais e assumem um grande papel visto que fazem parte da vida dos consumidores em todo lado e a toda a hora. Conteúdos e aplicações para smartphones e tablets vão continuar a ser uma tendência no ano de 2013.

6. Social CRM: maior participação no atendimento ao consumidor e novos formatos

Cada vez mais pessoas fazem as suas reclamações através das redes sociais. A gestão de reclamações e a criação de aplicações próprias para atendimento são tendências para o próximo ano. Prevê-se que sejam desenvolvidas plataformas onde os próprios consumidores respondem a dúvidas mais comuns de outros consumidores que não exijam recurso a dados da empresa.

7. SaaS em todo o lado

O Software as a Service (SaaS) cresce e diversifica-se, é cada vez mais alargada a oferta de plataformas online com finalidades diversas. A Amazon, a Microsoft e a Google já estão a apostar neste tipo de serviço, feito em “nuvem”. Esta forma de negócio disponibiliza serviços online mediante valores mais baixos permitindo a muitas empresas o acesso a novas funcionalidades.

8. Redes Sociais como forma de sugestão de compra

O uso de smartphones com GPS e os Likes do Facebook vão permitir desenvolver aplicações para sugestão de compras nos pontos de venda físicos. O objectivo das aplicações é divulgar nas redes que se está a “gostar” de uma promoção ou a visitar uma loja. Em 2013, vão ser mais os comerciantes a desenvolver programas de fidelidade baseados nas redes sociais.

9. Realidade Aumentada

Em 2013, a realidade aumentada tende a ser um ponto forte de atracção e fixação do cliente especialmente nos centros comerciais e grandes superfícies. Aplicações para reconhecer embalagens e passar mais informações sobre um ou outro produto vão destacar e posicionar produtos no ponto de venda. As novas tendências para 2013 traduzem-se em inovação e novas aplicações para dispositivos móveis em crescente penetração. A percepção do valor das redes sociais nas empresas também faz parte do futuro próximo dos negócios.

Fonte: http://www.meiosepublicidade.pt/2013/01/tendencias-digitais-que-vao-marcar-2013/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: