As empresas e as agências estão preparadas para crises nas redes sociais?

30 Out

Esta segunda-feira de manhã foram apresentadas as conclusões do primeiro estudo “As empresas e as crises nas redes sociais”, conduzido pela Spirituc e pela Guess What. A divulgação decorreu no âmbito do Fórum APCE 2012, dedicado à gestão de risco e gestão da reputação. Foram inquiridas 69 empresas e agências de comunicação. Conheça as principais conclusões:

1. Empresas sem planos de crise

Mais de 70 por cento das empresas nacionais não têm um plano para gerir crises nas redes sociais. Como refere o estudo, este dado não é sinónimo de falta de reconhecimento do digital, uma vez que 71,7 por cento das empresas assumem a sua importância. Desta forma, apenas 28,2 por cento das empresas estão munidas com planos de gestão de crise. Nas organizações que dispõem deste tipo de instrumento, 53,3 por cento dos casos têm origem em guidelines internacionais e não em planos adequados à realidade nacional.

2. O caso do PSI-20

As empresas do PSI 20 lideram a preparação da relação com media tradicionais em contexto de crise: 91,7 por cento dos inquiridos tem planos preparados. Já nas redes sociais, apenas 33,3 por cento da cotadas em bolsa criou um plano de gestão de crise.

3. Agências de comunicação bem preparadas

Entre as agências de comunicação, 75 por cento oferece serviços de gestão de crises para meios tradicionais e mais de metade (56,3 por cento) assegura também planos de crise para redes sociais. A criação e manutenção de instrumentos de comunicação digital, como blogues ou páginas no Facebook, são a primeira opção nos serviços prestados pelas agências, atingindo aqui os 90 por cento dos casos. Ainda segundo o estudo, as empresas preferem monitorizar os canais digitais como forma de gestão de crise. Já as agências optam por uma atitude mais dinâmica, através da criação e manutenção de instrumentos de comunicação digital. De qualquer forma, as empresas sentem-se pouco preparadas para enfrentar crises nas redes sociais, enquanto quase 40 por cento das agências se sente bem preparada.

Fonte: http://www.meiosepublicidade.pt/2012/10/as-empresas-e-as-agencias-estao-preparadas-para-crises-nas-redes-sociais/

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: