Os dez mandamentos do Marketing 3.0 por Philip Kotler

5 Mar

“À medida que começamos a reflectir mais profundamente acerca das raízes do marketing e a compreendê-las cabalmente, descobrimos dez mandamentos irrefutáveis que integram o marketing e os valores…

1º Mandamento | Estime os seus clientes, respeite os seus concorrentes

No contexto dos negócios, estimar os clientes significa conquistar a sua lealdade ao oferecer-lhes um valor excelente e ao tocar as suas emoções e espírito.

2º Mandamento | Seja sensível à mudança, esteja preparado para a transformação

O contexto empresarial está em permanente mudança. Os concorrentes irão aumentar em número e tornar-se mais inteligentes. O mesmo se aplica aos clientes. Se for insensível a isto e não conseguir antecipar estas mudanças, a sua empresa irá tornar-se obsoleta e acabar por morrer.

3º Mandamento | Proteja o seu nome, seja claro relativamente à sua identidade

No marketing, a reputação da marca é tudo. Se dois produtos forem de igual qualidade, as pessoas tendem a adquirir aquele que tem uma reputação de marca mais forte. As empresas devem tornar o posicionamento e diferenciação do nome da sua marca claro para o seu mercado-alvo

4º Mandamento | Existe uma diversidade de clientes; Aborde primeiro aqueles que mais irão beneficiar consigo

Este é o princípio da segmentação. Não precisa de incluir toda a gente, mas certifique-se de que faz valer o seu ponto de vista àqueles que estão mais preparados para comprar e beneficiar com a aquisição e com a relação entre ambas as partes.

5º Mandamento | Ofereça sempre um bom pacote de produtos e serviços a um preço justo

Não devemos vender nada de má qualidade a um preço elevado. O verdadeiro marketing é o marketing justo, em que o preço e a qualidade devem estar equiparados. A partir do momento em que enganamos as pessoas ao dar-lhes um produto de má qualidade a fazer-se passar por um produto de boa qualidade, os nossos clientes vão abandonar-nos.

6º Mandamento | Torne-se sempre disponível; Espalhe as boas notícias

Não dificulte a tarefa dos clientes que o procuram. Na economia de conhecimento global de hoje, o acesso à tecnologia de informação e à internet é imperativo.

7º Mandamento | Conquiste os seus clientes, mantenha-os e cultive-os

Quando tiver um cliente, mantenha um bom relacionamento com ele. Conheça os seus clientes pessoalmente, um por um, de modo a ter uma imagem completa das suas necessidades, desejos, preferências e comportamento.

8º Mandamento | O seu negócio é um negócio de serviços, seja qual for o negócio

Os negócios de serviços não se limitam a hotéis e restaurantes. Seja qual for o seu negócio, tem de possuir um espírito de querer servir o cliente. O serviço deve tornar-se a vocação do prestador de serviços e nunca ser considerado uma obrigação. Sirva o seu cliente com sinceridade e com uma total empatia e este irá seguramente levar consigo memórias positivas dessa experiência.

9º Mandamento | Aperfeiçoe continuamente o seu processo empresarial em termos de qualidade, custo e distribuição

A tarefa dos marketers é melhorar a qualidade, o custo e a distribuição nos seus processos empresariais. Cumpra sempre todas as promessas feitas a clientes, fornecedores e também aos seus canais de distribuição.

10º Mandamento | Recolha informação relevante, mas tome a sua decisão final sabiamente

Este princípio alerta-nos para continuar sempre a aprender, aprender e a aprender. A acumulação do seu conhecimento e experiência vai ser o que determina a decisão final que tomar. Apoiado na sua maturidade de espírito e clareza de coração, um marketer será então capaz de tomar depressa decisões baseadas na sabedoria que possui intrinsecamente.”

“Marketing 3.0 – Do produto e do consumidor até ao espírito humano” | Philip Kotler

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