Anunciamos o resultado sobre o melhor comentário do Seminário Marketing 3.0: Parabéns Maria Pintado!

11 Nov

A aluna Maria Pintado do 2º ano de LMPRP venceu este desafio pela profunidade, clareza e valor acrescentado que o seu comentário acrescentou ao evento.

O prémio será entregue em breve que terá o simbolismo desta primeira edição e por ser um exemplar único que só os oradores tiveram acesso. Neste caso a Maria merece esta distinção e ficará com um exemplo de que a superação é a base do marketing pessoal do futuro.

Parabéns!

Comentário Premiado:

Antes de mais gostaria de dar os Parabéns ao Prof.º Dr.º Ricardo Mena, por esta pioneira iniciativa, Isvouga Marketing Sessions. Felicito também os oradores presentes que foram bastantes eficazes na sua abordagem sobre duas temáticas pertinentes.

O Marketing como o conhecemos e muitos o defendem, devido a era tecnológica em que vivemos, provocou uma mudança no perfil de comportamento do cliente. O que levou a que o Marketing se adaptasse através dos novos canais que entretanto foram aparecendo. Tudo para que desta forma não perca o seu elemento principal: o cliente.

Ao contrário do Marketing Tradicional, que manifesta o racional (a mente) e o emocional (as emoções), benefícios para o cliente, o Marketing 3.0 inclui uma terceira dimensão: os valores. “As organizações precisam definir-se não apenas em termos de produtos e rentabilidade, mas em termos dos seus valores e maior ligação com a comunidade.” A incorporação de valores na história da empresa é importante. As empresas diferenciam-se pelos seus valores.

Numa empresa a missão, a visão e os valores são hoje extremamente relevantes na era da informação, as pessoas não estão dispostas a assumir marcas pelo seu valor nominal. A empresa partilha com o cliente semelhanças de valores e desejos. O que os clientes querem não é apenas a autenticidade, satisfação a nível funcional e emocional, mas também incluir o seu impacto social (criatividade, inovação, cultura, tradição, o meio ambiente). Por exemplo: a Coca-Cola, a Apple, o Toyota Prius.

Como estamos numa era meramente tecnológica vai proporcionar a conectividade e a interatividade, o que faz com que as pessoas passem de clientes a “produtores”. O cliente tem mais poder (dita as regras e a empresa controla internamente).
Marketing 3.0 é tudo sobre crescimento, com todas as partes interessadas.
A experiência de um produto jamais é isolada. Por isso, é que a competição entre as redes é muito importante. Uma nova maneira de criar produto e experiência por meio da colaboração das empresas, clientes e fornecedores interligados por uma rede de inovação.

Abordou-se também uma questão pertinente: a velocidade em detrimento da qualidade. O surgimento de computadores pessoais com as suas redes de comunicação globais como a Internet (comunicação online) coloca a humanidade perante uma nova vaga de transformações, torna-se cada vez mais a principal fonte de divulgação. Perante este cenário, fala-se de em vez dos habituais “4P’s” de Philipe Kotler (Product, Price, Place, Promotion) se acrescente um quinto “P” de Planet que se deve à globalização. Atualmente, a expressão “tempo real” aparece com frequência dando a ideia da velocidade, a que corre a informação através dos canais de comunicação que envolvem o globo.

Quanto ao vendedor do século XXI e o seu perfil, este deve estar sempre “online”, e como tal deve saber sempre e muito bem sobre o seu cliente (cognição social). O mesmo tem de ser um expert em comunicação e relações. Podia mesmo dizer-se que se cria uma espécie de “parceria” entre o vendedor e o cliente. Os clientes não compram o produto, mas sim a emoção e, é isso, que o vendedor do século XXI tem de ter capacidade, vender emoções, o falar com paixão do nosso produto, porque mesmo que não sejam as palavras certas, ele vai valorizar muito mais essa ação. Sobretudo, a satisfação para além do produto e não dar focus ao produto, como se fosse um “disco riscado”

Aliás, o preço já não tem causa; o vendedor tem uma imagem negativa perante a sociedade (que é chato, aldrabão, vigarista); alguns clientes sabem mais que o vendedor em relação ao produto. E, como tal, o vendedor precisa de se adaptar a nova realidade.

Por incrível que nos pareça, temos algo aprender com as crianças nesta área de negociação de vendas:
– o “Não” (que têm alguma dificuldade em aceitar e persistem até ouvir um “Sim”);
– a persuasão (têm uma capacidade fantástica, onde as usuais birras se tornam para elas o ponto chave da negociação);
– são excelentes negociadores (de forma intuitiva conhecem as melhores estratégias a serem utilizadas para o resultado que desejam).

Atualmente, o vendedor tem a vantagem de adquirir um Know-how de técnicas de negociação. Ao longo da sua vida profissional, pode acrescentar-valor e pode adquirir potencial. Mas, esquece-se muitas das vezes que um bom vendedor é aquele que é um bom escutador (90% para escutar e 10% apenas para falar).

Para concluir, os produtos não podem mais ser vendidos isoladamente. Toda a empresa é Marketing. O acumular de experiências individuais do cliente é que cria maior valor para o produto. O vendedor do século XXI para o objetivo de vendas de impacto com sucesso tem de possuir: atitude, humor e ação. A nova definição de Philip Kotler do Marketing é tão simples e direta quanto isto: “restaurar a confiança do consumidor”.

Maria Pintado

Advertisements

Uma resposta to “Anunciamos o resultado sobre o melhor comentário do Seminário Marketing 3.0: Parabéns Maria Pintado!”

  1. Pedro Sousa Novembro 24, 2011 às 14:18 #

    Olá
    Gostaria de chamar a atenção para o facto de os 4 PP não “serem” do Kotler. Eles foram, primeiramente, propostos, no livro Basic Marketing, por E. Jerome McCarthy, em 1960.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: