Como aplicar as ferramentas de Social Media na divulgação de um estado?

Podem as redes sociais ajudar a divulgar um país, um estado ou uma cidade?

A mais recente estratégia de comunicação da entidade responsável pelo turismo do Arizona, nos EUA, indica que sim. Na verdade, o organismo de turismo do Arizona tinha um objectivo claro: crescer e expandir a presença nas redes sociais para atingir mais públicos, explorando o word of mouth que a presença online pode potenciar. Antes desta iniciativa a aposta concentrava-se exclusivamente nas ferramentas de comunicação tradicionais (above e below the line) e os resultados não estavam a ser satisfatórios.

Tendo em conta a presença preponderante do facebook no mercado americano (ver em baixo ligação para estudo da Nielsen), esta foi a rede social escolhida para a estratégia de comunicação deste organismo. E, antes da disseminação nas redes sociais, a primeira ideia foi usar os meios de comunicação habituais para re-orientar as atenções e passaram a rematar sempre qualquer mensagem com a ligação para o endereço URL de facebook.

«They tied their offline and online media together for a consistent message, ending each ad with their Facebook URLThey wanted to create and spread the excitement of these enticing offers and events»

Em pouco tempo verificou-se um aumento significativo da procura de informação expressa no número de cliques alcançados comparativamente às campanhas pagas:

«Their landing page received 8x more clicks than their previous paid search campaigns.  Of all the traffic from their total campaign, 89% of came from the promotional ads ran on Facebook.  They also received a higher than normal conversion rate on requests for visitor guides (27%) and opt-ins to their email newsletter (17%)».

Uma maior procura dos serviços turísticos da região indiciam que a aposta na comunicação online está, pelo menos por enquanto, a ser frutífera.

Um documento útil a consultar é o último relatório da Nielsen dedicado ao universo social media, onde não há dúvida de que os americanos já dedicam 22,5% do tempo em redes sociais, seguindo-se 9,8% em jogos online e 7,6% do tempo gasto na consulta de email.

Anúncios

One Reply to “Como aplicar as ferramentas de Social Media na divulgação de um estado?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s