Como aplicar as ferramentas de Social Media na divulgação de um estado?

7 Nov

Podem as redes sociais ajudar a divulgar um país, um estado ou uma cidade?

A mais recente estratégia de comunicação da entidade responsável pelo turismo do Arizona, nos EUA, indica que sim. Na verdade, o organismo de turismo do Arizona tinha um objectivo claro: crescer e expandir a presença nas redes sociais para atingir mais públicos, explorando o word of mouth que a presença online pode potenciar. Antes desta iniciativa a aposta concentrava-se exclusivamente nas ferramentas de comunicação tradicionais (above e below the line) e os resultados não estavam a ser satisfatórios.

Tendo em conta a presença preponderante do facebook no mercado americano (ver em baixo ligação para estudo da Nielsen), esta foi a rede social escolhida para a estratégia de comunicação deste organismo. E, antes da disseminação nas redes sociais, a primeira ideia foi usar os meios de comunicação habituais para re-orientar as atenções e passaram a rematar sempre qualquer mensagem com a ligação para o endereço URL de facebook.

«They tied their offline and online media together for a consistent message, ending each ad with their Facebook URLThey wanted to create and spread the excitement of these enticing offers and events»

Em pouco tempo verificou-se um aumento significativo da procura de informação expressa no número de cliques alcançados comparativamente às campanhas pagas:

«Their landing page received 8x more clicks than their previous paid search campaigns.  Of all the traffic from their total campaign, 89% of came from the promotional ads ran on Facebook.  They also received a higher than normal conversion rate on requests for visitor guides (27%) and opt-ins to their email newsletter (17%)».

Uma maior procura dos serviços turísticos da região indiciam que a aposta na comunicação online está, pelo menos por enquanto, a ser frutífera.

Um documento útil a consultar é o último relatório da Nielsen dedicado ao universo social media, onde não há dúvida de que os americanos já dedicam 22,5% do tempo em redes sociais, seguindo-se 9,8% em jogos online e 7,6% do tempo gasto na consulta de email.

Advertisements

Uma resposta to “Como aplicar as ferramentas de Social Media na divulgação de um estado?”

  1. cidadaopublicitario Novembro 24, 2011 às 19:55 #

    Muito bom o texto!

    Se puder, visite o Blog Cidadão Publicitário.
    O foco é comunicação, tendências, mídias sociais e inovações tecnológicas.

    Abraços!

    Dan

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: